28 agosto, 2020

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Capital de giro no salão de beleza: como gerenciar

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Segundo a pesquisa “Causa Mortis” do Sebrae de 2013, as principais razões para o fechamento de pequenas empresas em seu primeiro ano são a falta de lucratividade para manter o negócio funcionando e a consequente falta capital de giro.

O capital de giro é o montante financeiro necessário para manter a empresa operando como o caixa para pagamento de salários e fornecedores, estoques, contas a receber, fundo para pagamento de impostos menos o valor das contas a pagar (créditos). Basicamente, o capital de giro serve como oxigênio para o negócio. Sem capital de giro, o negócio fica sufocado já que não pode repor estoques ou honrar os compromissos imediatos.

Imagine que você compre de seu fornecedor a vista, mas seu cliente demora trinta dias para pagar. Isso significa que você precisa desembolsar hoje um valor X para pagar o fornecedor, mas só irá recuperar o valor da venda no futuro. Esse valor X é parte do capital de giro da empresa. Agora, imagine diversas transações como essa. O resultado é que para cada venda, mais dinheiro é necessário para pagar o fornecedor e o retorno será recebido apenas daqui um mês. Portanto, mais capital de giro é necessário para fazer o modelo de negócios funcionar.

Agora imagine a quantidade de serviços que seu salão propõe. Vamos dizer que em seu menu você ofereça tratamentos de Hidratação, Reconstrução e Fortalecimento capilar. Para cada tratamento, um kit específico de produtos é utilizado, cada um custando R$300.

Para oferecer os três serviços, o seu salão precisaria imobilizar R$900 em mercadoria. Agora imagine que um fornecedor te apresente um kit que entregue os três serviços por R$400. Agora você pode oferecer os mesmos três serviços investindo menos em estoque. Ainda que o kit custe mais, e o custo por aplicação unitário talvez seja maior, você estará “liberando” recursos que o seu negócio precisa para se manter em pé, ou seja, estará diminuindo a necessidade de capital de giro.

Para quem não tem dinheiro para capitalizar a empresa, não quer entrar em dívidas bancárias ou não quer pagar taxas na antecipação de recebíveis do cartão de credito, uma excelente gestão de capital de giro é essencial. Ela evitará que seu salão se encontre numa situação delicada que muitas vezes representa o fim das empresas.

Abaixo, algumas dicas para gerenciar seu capital de giro:

1- Diminua o prazo de recebimento do seu salão

Reduza o ciclo de conversão de caixa do seu estabelecimento. Caso o costume da sua região seja pagamentos a prazo, ofereça descontos para pagamento a vista ou pré-pagamento dos serviços. Na prática, seu salão deixará de “financiar” os clientes.

2- Otimize seu estoque

Otimize o seu estoque. Fuja de promoções de produtos que não terão giro rápido o suficiente para conversão em caixa. Procure alternativas que melhorem a eficiência dos seus investimentos como o exemplo do kit que permite oferecer diversos serviços ao invés de comprar um kit para cada serviço.

Exemplos de kits multisserviços que ajudam na gestão de capital de giro do seu salão:

Hidratação, Fortalecimento, Reconstrução – BRALIZ Power Shock (https://prolab.ind.br/braliz/powershock/)

Restauração, Alisamento, Definição de cachos – ATIVARE Restore Plus (https://youtu.be/onJAhmj68P0)

Permanente Afro, Desprogressiva – NUTRAT Kit de Permanente Afro (https://youtu.be/me4uQhs2c30)

Negocie com seus fornecedores e avalie cada despesa

Negocie um aumento nos prazos de pagamento. Descontos para pagar à vista só valem a pena quando são maiores que o custo do seu capital de giro. Como cliente, normalmente o poder de negociação pende ao seu lado. Se conseguir negociar prazos maiores que o tempo que seu salão precisa para receber do cliente, basicamente seu capital de giro será financiado pelos fornecedores!

Corte despesas desnecessárias ou aquelas que não geram valor ao cliente ou ao salão de beleza. Exemplos disso são assinaturas de revistas que ninguém lê, mensalidade de TV a cabo que ninguém assiste, sistemas de informação ou CRM subutilizados. Questione cada centavo gasto. Para controlar gastos e melhorar seus resultados, crie um processo de aprovação de despesas que desincentive o desperdício. Custo é como unha, precisa cortar sempre!

4- Alinhe comissões e remuneração ao ciclo financeiro

Se a maioria dos serviços/produtos do seu salão serão pagos a prazo, como fazer para remunerar ou pagar as comissões dos profissionais em dia? Se recebo os pagamentos a crédito no dia 10 de cada mês, quando é a melhor data para pagamento de comissões dos profissionais?

Alinhar a remuneração ao ciclo financeiro é fundamental para não penalizar o capital de giro, estrangular o caixa do salão e para gerar responsabilidade no recebimento da venda a prazo. Comissões pagas somente depois do recebimento geram um senso de dono maior no profissional, que tem o incentivo de fazer o seguimento do cliente e garantir o pagamento dos saldos no prazo.