2 setembro, 2020

 •  Blog

Como precificar os serviços do seu salão

Por

Uma das dúvidas mais comum de cabeleireiros independentes e donos e salão é: Qual preço coloco para meus serviços?

Infelizmente, este texto não te dará a resposta. Mas, vamos explorar algumas dicas e ferramentas para você definir seus preços com base lógica e competitiva.

Para isso, você precisara fazer pesquisa, estudar sua competição e usar um pouco a calculadora.

Estude o poder aquisitivo da sua região e avalie sua competição

Estude o poder aquisitivo dos seus potenciais clientes e clientes alvo, tente entender a disposição deles a pagar pelos serviços e sua sensibilidade a preços.

Antes de definir seus preços, avalie as alternativas disponíveis para o seu consumidor. Ele pode buscar um salão vizinho, uma profissional independente ou mesmo fazer o tratamento em casa?

Tenha isso em mente para não cobrar um valor alto demais que afugente clientela e para não oferecer um valor muito baixo que deixe dinheiro sobre a mesa.

Crie alternativas e capture a criação de valor

Você pode ter valores diferentes para o mesmo tipo de serviço. Para isso, basta diferenciar as ofertas conforme os insumos utilizados, profissional dedicado ou horário agendado.

Cobrar valores diferentes do mesmo serviço permite aumentar os rendimentos do salão, distribuir melhor o trabalho e adequar ofertas a um determinado tipo de consumidor. O importante do processo é criar alternativas que permitam fazer as ofertas caberem no bolso de cada tipo de cliente.

Imagine que a maioria das clientes querem ir ao salão na sexta-feira. Você pode tanto cobrar mais caro pela sexta-feira, capturando maior margem, ou fazer promoções para os demais dias da semana com o objetivo de aumentar o número de agendamentos nestas datas. Dia do estudante, Horário de Rush, Especial da Quarta-feira são algumas das táticas utilizadas para este tipo de diferenciação.

Se estiver utilizando produtos importados, de marcas reconhecidas premium ou que entregam valor superior, faça a distinção de preços e cobre a mais por eles. Sempre explique ao cliente os benefícios da opção mais custosa. Esta é uma chance de faturar mais e com maior margem de um cliente que tem o orçamento para isso.

Calcule seus preços também em função do tempo dedicado

Sempre considere o tempo como um determinante de preço, mas não o único.

Quanto mais tempo necessário para realizar um determinado tipo de serviço, menos tempo você terá para atender outros clientes. Isso significa que a margem de serviços demorados deve compensar o custo de oportunidade de não atender outros clientes com serviços menos complexos.

Um exemplo:

Alisamento a R$210 – Custo insumos R$40 – Duração 3 horas – Margem Bruta = R$210 – R$40 = R$170

Coloração a R$80 – Custo insumos R$30 – Duração 45 minutos – Margem Bruta = R$80 – R$30 = R$50

Se temos 3h disponíveis, podemos escolher fazer 1 Alisamento ou 4 colorações.

Cada alisamento produz uma margem bruta de R$170 pelas 3 horas.

Cada coloração produz margem bruta de R$50. R$200 pelas mesmas 3 horas.

Se você está com agenda cheia e o tempo é o seu fator limitante, neste caso acima, você pode preferir fazer as 4 colorações ou aumentar o valor do alisamento de R$210 para R$240, assim obterá os mesmos R$200 de margem total.

Não se esqueça dos custos fixos

No final do dia, se você tem um salão de beleza, existem alguns custos fixos que precisam ser pagos com ou sem visitas de clientes. O aluguel é, normalmente, o custo fixo mais alto desta linha de contas.

Lembre-se de levar em conta os custos fixos para determinar a calibragem dos seus preços, de forma que o valor pago pela cliente cubra os custos de insumos, a remuneração do profissional prestador do serviço e que sobre uma parte (a chamada margem de contribuição) que colabore com o cobrimento dos custos fixos. Quanto menor o custo fixo, menor a margem de contribuição produzida necessária para o seu negócio operar com lucratividade.

Atribuir uma parcela dos custos fixos no preço dos serviços é uma tarefa complicada e pode tirar a competitividade do seu negócio. Por isso, um modelo de negócios em que custos fixos são mais baixos apresentam menos risco e têm mais flexibilidade.