28 agosto, 2020

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Dicas para aumentar a produtividade do seu salão de beleza

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Na hora de avaliar um negócio, um dos fatores mais importantes para se entender é a sua produtividade. A produtividade é um indicador de eficiência na operação ou, mais precisamente, o retorno de produção através recursos/ativos da nossa empresa.

Aqui veremos um exemplo para deixar mais claro:

Temos um cabeleireiro A que, na média, atender 1 cliente por hora.

Temos um cabeleireiro B que, na média, atende 2 clientes por hora.

O cabeleireiro B é mais PRODUTIVO que o cabeleireiro A. Por hora trabalhada, na média, ele atende 100% clientes a mais que o cabeleireiro A.

Isso não quer dizer que um seja melhor ou mais lucrativo que o outro. Enquanto a lucratividade diz respeito ao retorno financeiro, a produtividade é um indicador de eficiência ou volume produzido em determinado prazo.

Mas, para este texto, vamos simplificar e considerar que: maior produtividade é sempre melhor para o negócio.

Como vimos no exemplo acima, a produtividade é a quantidade de resultado que conseguimos extrair de um recurso, ou trabalho produzido por uma pessoa. Com essa definição clara, podemos atuar para aumentar a produtividade do salão de diversas maneiras, mesmo sem trocar cabeleireiros novatos por experientes.

Se conseguirmos aumentar o número médio de clientes atendidos por hora, sem aumentar os recursos empregados, aumentaremos nossa produtividade. Para isso temos algumas alternativas, por exemplo:

– Reduzir o tempo de preparação entre clientes.

– Utilizar produtos e soluções que acelerem os serviços. 

– Diminuir o tempo ocioso, sem trabalho, da equipe.

Reduzindo o tempo de preparação entre clientes:

Um dos melhores cenários que um salão pode encontrar é uma agenda cheia com clientes consecutivos. Mas isto também significa um desafio: se os serviços demorarem mais que o planejado, atendimentos vão atrasar, a satisfação do cliente diminui e negócios futuros podem ser perdidos.

Por isso, é importante antecipar a preparação do cliente em espera para que ele já esteja pronto para o atendimento quando a cadeira ficar vazia. Apenas perguntando o tipo de serviço desejado, o profissional já sabe se será necessário lavar o cabelo no lavatório, se será necessária uma descoloração, se será necessário fracionar produtos no estoque. Com esta informação, é possível preparar todos os materiais necessários para realizar o serviço sem gastar tempo com o cliente na cadeira.

Imagine que seguindo esta dica você consiga economizar 5 minutos por cliente. O impacto é enorme para o negócio.

Se em um dia atende 8 clientes, economizará 40 minutos com a preparação antecipada. Isso pode significar um corte adicional, uma coloração rápida, um serviço de hidratação ou mesmo tempo livre para se comunicar com os clientes do dia seguinte para assegurar a visita deles ou agendar horários ainda disponíveis. Se um cliente adicional for atendido, pense que o ganho em produtividade se traduz em 12,5% de crescimento no número de clientes atendidos.

Utilizando produtos e soluções que acelerem os serviços

A escolha do seu portfolio de produtos é extremamente importante e tem impacto direto na sua produtividade. Sempre que optar por produtos com ação mais rápida e aplicação menos complexa, tenha em vista que provavelmente poderá liberar tempo para realizar mais atendimentos ou vender um serviço adicional para a mesma cliente, o chamado upsell, como um serviço de manicure ou pedicure.

Produtos mais rápidos são não só mais benéficos para o salão como também para o cliente que busca cada vez mais conveniência e valoriza o tempo adicional que terá para estar com a família, lazer ou uma tarefa extra.

Exemplos de produtos que aceleram serviços e melhoram a produtividade do salão:

Para o cabeleireiro:

Coloração rápida – BRALIZ 10 Minutos Sprezzo (https://prolab.ind.br/braliz/color/)

Tratamentos de hidratação expressa – BRALIZ Power Shock (https://prolab.ind.br/braliz/powershock/)

Removedor de pigmentos artificiais – ILUMINATA Color Reset (https://youtu.be/n9j9TUqWP6g)

Para as pedicures:

Amolecedor de calos – SUPER PÉ Remove (https://www.superpe.com.br/products/remove)

Para as manicures:

Removedor de Cuticular – SUPER PÉ Gel removedor de cutículas (https://www.superpe.com.br/products/spray)

Diminuindo o tempo ocioso da equipe

Uma característica do setor de serviços é que não podemos estocá-lo. Ou seja, tempo perdido não se guarda e não se recupera. Por isso, é preciso buscar eliminar o tempo parado, ocioso e improdutivo da equipe.

E natural e saudável uma pausa para um café, para ir ao banheiro e para se estreitar o relacionamento entre colegas. Mas é importante que essas pausas sejam curtas e que não afetem os processos do salão ou atrase o ciclo de conversão dos clientes, o tempo que eles ficam no salão.

Ainda mais crucial é preencher a agenda de trabalho de forma antecipada e programada. Pré- agendamentos ajudam a fidelizar e manter o nível de atividade no salão de forma mais estável.

Crie cronogramas de tratamento que incentivem a recorrência, aproveite que a cliente está no salão e já marque a data de sua próxima visita para corte, retoque de raiz, pergunte sobre eventos e festas que ela irá participar e já deixe marcado esse compromisso em seu calendário. Dois antes de cada visita, ligue para confirmar o agendamento, relembre as clientes do horário marcado e mostre que você estará esperando. Isso demonstra profissionalismo e garante melhores taxas de show rate, ou real visita.

Em resumo, toda atividade que acelere o ciclo de conversão de clientes ou reduza tempo ocioso ajudará a aumentar a produtividade do salão. E com maior produtividade, você assegurará um melhor aproveitamento dos recursos do seu negócio.