30 setembro, 2020

 •  Blog

Gerencie despesas do seu salão de forma inteligente

Por

No artigo Estratégias para fazer seu salão de beleza faturar mais, explicamos a regra de ouro de que os negócios têm apenas duas alternativas disponíveis para aumentar sua lucratividade: aumentar receitas
ou diminuir custos e despesas. Exploramos a primeira parte da equação com ideias para aumentar as
vendas do salão.
Neste artigo, iremos focar no outro pilar da regra de ouro, o controle de custos e despesas.
Nos negócios, em geral, existem fatores que são controláveis e não-controláveis. O interessante de
custos e despesas é que eles são quase sempre controláveis e podem ser gerenciados de forma
consistente. Afinal, é você quem escolhe os produtos que serão usados, apaga o interruptor da luz ao
fechar o salão e decide quais mimos serão oferecidos como passatempo aos clientes.
Como em todo negócio, é preciso encontrar o equilíbrio para não perder a mão dos custos e entregar a
experiência planejada e esperada pelos clientes. Como dizem alguns empresários, “Custo é como unha,
temos que cortar sempre”. Mas, é preciso ter cuidado para não cortar carne ao invés da unha.
Segue abaixo algumas sugestões para gerenciar custos e despesas de forma inteligente:
A) Elimine o desperdício de produtos, materiais e recursos como água e eletricidade. Utilize
medidores de aplicação, balanças, apague luzes de ambientes vazios, cronometre vazão de água
das torneiras. Por menor que seja a economia, evidencie com o time os avanços da mudança de
comportamento. Esta é uma forma de cristalizar o entendimento de que todo ativo/recurso tem
valor, fazendo o comprometimento com a cultura de economia aumentar.
B) Corte despesas que geram pouco valor ao cliente e ao salão de beleza. Exemplos são assinaturas
de revistas que ninguém lê, mensalidade de TV a cabo que ninguém assiste, o biscoitinho que
fica murcho no pote, sistemas de informação ou CRM subutilizados. Questione cada centavo
gasto. Para controlar gastos e melhorar seus resultados, crie um processo de aprovação de
despesas que disincentive adição de custos supérfluos.
C) Selecione produtos de qualidade e marcas que adicionem valor e melhorem a percepção de
entrega do seu salão. Nem sempre a economia na matéria prima principal do salão, os produtos
utilizados, são a melhor forma de melhorar a lucratividade. Economia em produtos/marcas que
afetem a qualidade ou percepção de valor do cliente podem gerar mais prejuízos que economia
no longo prazo. Uso de marcas profissionais exclusivas, ainda que mais caras, ajudam a
comunicar a especialização e foco em qualidade do seu estabelecimento.
D) Evite o efeito manada e copiar o que os outros estão fazendo sem realizar uma crítica sobre o
seu modelo de negócio. Isso pode ser distribuição brindes, contratação de um manobrista ou
instalação de um letreiro novo. Nem sempre o gramado do vizinho é mais verde que o nosso. Às
vezes, uma adaptação a realidade do seu negócio pode ser ainda mais positiva (ao invés de um

manobrista, convenio e desconto no estacionamento, por exemplo). Ter a clareza do que o seu
negócio se propõe a fazer, a experiência que pretende entregar e sua estrutura de custos é um
bom começo para não cair na “armadilha do mais.”
E) Planeje seu orçamento. Não deixe a emoção e euforia desmontarem seu planejamento. Escreva
numa folha de papel as despesas do seu negócio e se comprometa a revisitar esse documento
periodicamente. Seja implacável com despesas evitáveis, seja consciente das despesas
necessárias e considere sempre o valor de determinada despesa no negócio. Foque em
melhores preços para as linhas necessárias e cortes em linhas discutíveis.