31 agosto, 2020

 •  Blog

Quando contratar um profissional extra para o meu salão

Por

Para responder essa pergunta, podemos recorrer a uma métrica conhecida para o mundo industrial chamada utilização. A utilização pode ser descrita como o tempo que um recurso foi utilizado dividido pelo tempo que o mesmo recurso esteve disponível. No caso acima, imagine que os profissionais do salão trabalharam durante as 8 horas que estiveram no salão, sem tempo ocioso entre clientes. Neste caso 8h/8h= 100% utilização.

Alta utilização é um excelente indicador para orientar o gestor sobre a necessidade de aumentar a equipe. Mas, ter 100% de utilização num final de semana não significa que a decisão de aumentar a capacidade (adicionar um cabeleireiro) seja o melhor caminho. Ao tomar uma decisão de capacidade, é sugerido que o gestor olhe um cenário de mais longo prazo, incluindo dias da semana no cálculo da utilização, ou avalie o aumento da capacidade apenas em dias/períodos onde a utilização apresenta pico de sazonalidade para evitar custos fixos desnecessários com subutilização do recurso adicional. Picos e vales de demanda podem ser ocasionados por eventos esporádicos como um evento na cidade, um casamento ou férias escolares. Por isso é preciso saber isolar estes fatores antes da tomada de decisão.

Também é recomendado ao gestor investigar oportunidades de aumentar a utilização dos recursos já disponíveis antes de contratar um novo membro. No caso dos salões de beleza, é possível aumentar a utilização de diversas formas como reduzindo no shows, quando clientes não aparecem para seus agendamentos, crescendo os agendamentos que mantém os profissionais ativos e sem tempo ocioso, principalmente em dias de menor movimento, ou mesmo aumentando a capacidade ao melhorar a produtividade dos profissionais disponíveis. Ganhos marginais de utilização podem representar imenso impacto na lucratividade dos salões e potencial economia na folha de pagamento.

Por fim, avalie as alternativas disponíveis para aumentar a capacidade de atendimento do seu salão. As vezes a introdução de um assistente, que auxilia os cabeleireiros do salão na separação de produtos, ferramentas e preparação de misturas, pode ter mais impacto na produtividade coletiva do que a introdução de um novo cabeleireiro. Ele pode ser, portanto, a real peça faltante neste quebra cabeça para seu salão atender mais clientes.