31 agosto, 2020

 •  Blog

Estratégias para fazer seu salão de beleza faturar mais

Por

Para aumentar a lucratividade, a regra de ouro diz que os negócios têm apenas duas alternativas disponíveis: aumentar receitas ou diminuir despesas.

Neste artigo, vamos explorar a primeira parte desta equação e apresentar 5 sugestões para o seu salão de beleza faturar mais e melhor.

  1. Precifique corretamente os serviços, busque alternativas para capturar valor e evite descontos
  2. Aumente as categorias e ofertas de serviço conforme demanda local
  3. Upsell
  4. Não abra mão da revenda de produtos
  5. Fidelize sua base de clientes
  1. Precifique corretamente os serviços e crie alternativas para capturar valor

Precificar seus serviços de forma inadequada pode tirar sua competitividade, mas também pode deixar dinheiro sobre a mesa.  Avalie o poder aquisitivo da sua região, o preço da competição, alternativas dos clientes e os diferenciais de serviço do seu salão para determinar seus preços.

Se seu salão entrega mais conforto, qualidade, pontualidade e nível de serviço, não hesite em comunicar de forma evidente ao cliente e cobrar por isso. Ao entregar mais VALOR ao cliente, é natural que um maior preço também acompanhe.

Evite descontos. Descontos devem ser concedidos apenas em casos extraordinários. Descontos praticados uma vez tendem a se repetir e acabam por corroer as margens do salão. Se sua política de preços estiver ajustada, não haverá razões para concessão descontos.

  • Aumente as categorias e ofertas de serviço conforme demanda local

Suas clientes costumam fazer massagem? Não existem barbeiros na sua região?

Seu salão não tem manicure/pedicure?

Avalie expandir o portfólio de serviços ofertados pelo seu salão como forma de construir novos e expandir base de clientes e fontes de receita, por exemplo com dia da noiva ou dia da beleza.

Geralmente a entrada em uma nova categoria de serviços exige investimentos em equipamentos e pessoal. Portanto, estude a demanda antes de tomar sua decisão. Converse com suas atuais clientes e teste a ideia antes da implementação.

  • Upsell

Uma cliente foi ao salão e pediu para retocar a coloração. Porém, o profissional percebeu que o cabelo apresentava pontas duplas e os fios estão secos e quebradiços. Durante a recepção, a cliente comentou que ia a um casamento pela noite e que por isso agendou horário no salão.

O upsell nada mais é do que vender mais ou com mais valor para clientes que interagem com seu negócio. No caso acima, a cliente buscou o salão para retocar a coloração, mas mostrou a necessidade ou possibilidade de venda de mais serviços. Ela já está no salão portanto a propensão a aceitar suas sugestões são maiores pelo fator conveniência.

Neste caso, o profissional atendendo poderia realizar os seguintes upsell:

– Um corte das pontas para correção das pontas duplas

– Um tratamento de hidratação e fortalecimento

– Um penteado fino para a noite 

Cada upsell vendido representa faturamento e lucro adicionais vindos do mesmo cliente. Desta forma, gera-se um valor que não seria gerado se não houvesse o esforço de upsell. O upsell para ser eficiente deve gerar utilidade para o cliente, que no final gasta mais e vai embora mais satisfeito. Saber comunicar a razão da sugestão e o benefício adicional do upsell é fundamental para maior conversão.

  • Não abra mão da revenda de produtos

Nos Estados Unidos e Europa, 40% do faturamento dos salões está relacionado com a venda de produtos de beleza para uso em casa e manutenção dos tratamentos realizados com profissionais. No Brasil, este índice cai para 10% do faturamento do salão.

Uma das razões para esse baixo percentual é a falta de sugestões dos próprios cabeleireiros por falta de costume ou falta de produtos em estoque.

Encare a revenda de produtos como um departamento de receitas adicionais para o seu salão. Ofereça comissões e premiações para os profissionais que se destaquem nessa venda. Lembre que o consumidor já usa normalmente shampoo em condicionadores em casa, por que não comprar produtos especiais no próprio salão? 

Cada tratamento feito no salão deveria gerar automaticamente um protocolo de manutenção em casa. Estima-se que, apenas oferecendo de forma frequente a cada cliente, é possível um salão duplicar as vendas de produtos de manutenção.

Pergunte quais produtos o cliente utiliza em casa, descubra se existe algum produto ou categoria que ele não usa em sua rotina, apresente soluções e explique o benefício de usar o produto que você está oferecendo. 

A prática gera confiança e a confiança muito mais vendas.

  • Fidelize sua base de clientes

Pesquisas indicam que o custo para adquirir ou recuperar um cliente perdido é de 6 a 9 vezes maior do que o custo para mantê-los. Portanto, certifique-se de que a sua jornada do cliente não tenha falhas e, mais do que isso, que os clientes estejam sendo fidelizados e com altas taxas de retorno.

A fidelização gera maior estabilidade e previsibilidade nas receitas e pode ser construída de diversas formas como condições especiais, agendamentos preferenciais em horários nobres, brindes ou mesmo construindo o relacionamento de forma pessoal com mensagens em datas importantes, envio de conteúdo de interesse da cliente ou engajamento nas redes sociais.

Desenvolva os mecanismos de fidelização que se adaptem à sua clientela e faça cada cliente se sentir única e especial. Isso ajudará não só a construir a base de clientes, mas também intensificar as recomendações e o poderoso marketing boca a boca.